O que é o curso
O curso qualifica para gestão e controle em gestão ambiental. Prepara para monitorar, coletar e interpretar dados e documentações ambientais além de conhecer sistemas de gestão e preservação ambiental e atuar em projetos com este foco.
Duração
2 anos, subdividido em 4 semestres. Total de 1.200 horas.
Objetivo Geral
Formar profissionais que venham a atuar na mitigação dos impactos causados ao meio ambiente, pela ação de indivíduos, comunidades, empresas e quaisquer outros atores que de uma forma ou de outra, utilizem de forma irracional e insustentável os recursos naturais renováveis e não renováveis no âmbito das zonas rural e urbana e sobretudo formar cidadãos críticos, que sejam o alicerce para a busca do desenvolvimento sustentável.
Quem pode cursar
Destinado à estudantes que estejam cursando o ensino médio com interesse em compreender a boa utilização dos recursos naturais, tendo sempre em vista o desenvolvimento sustentável.
Perfil do egresso
• Prestar serviços (como profissional autônomo ou por meio de sua própria empresa);
• Trabalhar com Educação ambiental (empresas, órgãos públicos, unidades de conservação, etc);
• Trabalhar com Gestão ambiental: Ecoturismo (parques e reservas); Unidades de conservação (parques e reservas); Gestão de resíduos sólidos – coleta seletiva.
• Participar de Diagnóstico ambiental (meios físico, biótico e atrópico); tratamento de águas de abastecimento;
• Atuar na recuperação de áreas degradadas: Diagnóstico; Controle da poluição; Produção e plantio e mudas.
• Atuar no controle de poluição: Controle da poluição do ar; Controle da poluição da água (tratamento de águas residuárias domésticas ou industriais); Controle da poluição do solo; e Participar de Auditoria ambiental.
Áreas de atuação
Atua em organizações públicas, privadas e não governamentais do comércio, serviços, indústria, consultoria, ensino e pesquisa, abrangendo instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural, estações de tratamento de resíduos, empresas de licenciamento ambiental, unidades de conservação ambiental, cooperativas, associações, portos e aeroportos.