ufrpe.br Projetos de Pesquisa | Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas
 

Projetos de Pesquisa

Projeto de Pesquisa

O que é Projeto de Pesquisa?

Um projeto de pesquisa é uma investigação científica com prazos definidos, fundamentada em objetivos e na literatura pertinente, que visa a obtenção de resultados por meio da aplicação do método científico para geração de novos conhecimentos ou técnicas.

Os projetos de pesquisa do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI/UFRPE) podem ser contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). O programa desperta a vocação científica e incentiva talentos potenciais entre estudantes dos ensinos médio e profissional da Rede Pública. O PIBIC-EM recebe apoio financeiro da UFRPE e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O CODAI/UFRPE desenvolveu os seguintes Projetos de Pesquisa em 2020:

 

Prevalência de Transtornos Mentais Comuns em Professores

Coordenadora: Profa. Reginete Cavalcanti Pereira

Aluno bolsista PIBIC-EM: Guilherme Oliveira de Lima

Resumo

Os Transtornos Mentais Comuns (TMC) representam os quadros menos graves e mais frequentes de transtorno mental e apontam para um problema de saúde pública devido à sua alta prevalência e graves efeitos sobre a qualidade de vida. OBJETIVO: Investigar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) entre os professores do CODAI e da UFRPE sede e campus. METODOLOGIA: A pesquisa realizada será do tipo observacional, exploratória e descritiva, farão parte da pesquisa todos os professores do CODAI e da UFRPE que aceitarem fazer parte desta investigação. Em 2020 será realizada com os professores do CODAI, em 2021 e 2022 com os professores da UFRPE sede e nos campus. Para o rastreamento de TMC será utilizado o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), também, será utilizado um questionário com a finalidade de colher informações sociodemográficas. Espera- se que os resultados desta pesquisa venham subsidiar ações para prevenção e cuidado com a saúde mental dos professores melhorando a qualidade de vida destes docentes.

 

Aplicação do georreferenciamento para auxiliar no descarte de lixo eletrônico e tecnológico no município de São Lourenço da Mata - PE

Coordenador: Prof. Marcílio Ferreira de Souza Júnior

Colaboradores: Prof. Douglas Moreira (CODAI) e Prof. Marlos Alan (IFAL).

Alunos bolsistas PIBIC-EM: Marcos Henrique da Silva e Rodrigo Matheus Rikler de Almeida e Silva

Resumo

A prefeitura do município de São Lourenço da Mata - PE sancionou a Lei N° 2.649/2018, que instituiu o Programa de Coleta Seletiva de Lixo Eletrônico e Tecnológico na Zona Rural e Urbana do município. Tal programa consiste em recolher, transportar e dar correta destinação ao material de lixo eletrônico que é produzido em grande volume e utilizam metais pesados e tóxicos que prejudicam, tanto o meio ambiente, como o próprio ser humano. Neste novo contexto, o município passará a se preocupar em ordenar e programar a coleta desse tipo de resíduo. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo aplicar o georreferenciamento para analisar espacialmente o descarte de resíduos eletroeletrônicos na região de São Lourenço da Mata, mapeando o tratamento desses materiais em prol da sustentabilidade ambiental. O georreferenciamento proposto será adotado para produzir mapas com o itinerário da coleta seletiva do lixo eletrônico, indicando os caminhos que o veículo de transporte municipal do resíduo necessitaria trilhar dentro da respectiva área geográfica, além de indicar localizações das empresas e cooperativas envolvidas com este tipo de resíduo eletroeletrônico.

 

Preparação de biopolímero a partir de batatas como alternativa à plasticultura no cultivo de tomate cereja e acerola

Coordenadora: Profa. Maria dos Prazeres Arruda da Silva Alves

Aluna Bolsista PIBIC-EM: Milene Tereza Jerônimo

Resumo

A crescente produção (e consequente descarte) mundial de plástico oriundos de fontes fósseis constitui um problema ambiental e social. Devido às viabilidades econômicas em relação aos materiais convencionais, os polímeros sintéticos têm sido amplamente utilizados em vários campos. Como exemplo dessa aplicação temos a plasticultura, que se trata do cultivo agrícola auxiliado por plásticos, utilizado para cobertura do solo. Em um sentido estratégico, os biopolímeros obtidos a partir de fontes naturais são reconhecidos como uma alternativa atraente na substituição dos polímeros sintéticos. O presente trabalho tem como objetivo preparar um biopolímero biodegradável que seja eficiente para plasticultura em cultivos com hortaliça e fruteira. Para isso, batatas de refugo serão utilizadas como fontes naturais amido para obtenção de filmes plásticos que serão aplicados na plasticultura em cultivo de acerolas e tomateiros.  Espera-se que o biopolímero produzido possa ser indicado para substituir plásticos na agricultura, favorecendo o cultivo mais sustentável de frutas e hortaliças.

 

GIRLPOWER: Mulheres em STEM

Coordenadora: Profa. Marcella Feitosa dos Santos

Alunas bolsistas PIBIC-EM: Yasmim Vitoria Maria C. da Silva Passos, Xaiane Borges Bezerra e Yiana Feng Gomes Cheng.

Resumo

Identificar alunas do CODAI que possuem afinidades com disciplinas de relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e construir um percurso de reconhecimento de talentos e valorização de potencial.

 

Lei de Acesso à Informação e Controle Social: um estudo do nível de transparência ativa dos municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco

Coordenador: Prof. Leilson Vanderson Barbosa da Silva

Aluno bolsista PIBIC-EM: Thomas Roger da Silva Almeida

Resumo

O projeto visa identificar o nível de cumprimento das exigências da Lei de Acesso à Informação, no que diz respeito à Transparência Ativa, por parte dos municípios que compõem a Zona da Mata Norte de Pernambuco.

 

Mapeamento e caracterização dos afloramentos geológicos no Município de São Lourenço da Mata/PE       

Coordenador: Prof. Michel Saturnino Barboza

Alunas bolsistas PIBIC-EM: Giovanna Ribeiro da Silva e Maria Nicoly Pereira da Silva

Resumo

 A compreensão inicial deste estudo é que o afloramento consiste na exposição natural ou artificial de rocha mãe, permitindo o seu estudo direto. Sendo assim, afloramentos naturais são as exposições da rocha devidas à ação de processos naturais, como erosão e deslizamentos de solos, em rios, cachoeiras, escarpas. Por sua vez, os afloramentos artificiais são devidos à ação antrópica, tais como, cortes de estradas, túneis, poços entre outras ações. Quando o termo afloramento sem especificação se refere a afloramento natural. O objetivo central desta investigação científica é caraterizar os afloramentos geológicos ocorrentes na região do município de São Lourenço da Mata/PE através de meios de mapeamento geológico. A expectativa é de realização de uma análise sobre os sistemas geológicos da área estudada e a relação das forças geodinâmicas externas e internas interagem para produzir distintas topografias, bem como, possa apresentar as consequências dos agentes geológicos através da presença dos afloramentos rochosos.

 

Práticas familiares e desempenho escolar dos alunos do ensino médio do CODAI da UFRPE

Coordenadora: Prof. Dra. Louise Claudino Maciel

Aluna Bolsista PIBIC-EM: Eduarda Elvira Alves de Freitas

Resumo

A pesquisa analisa a relação entre a origem familiar dos alunos do ensino médio do CODAI da UFRPE e o desempenho escolar nas matérias, abrangendo a realização de questionários e de entrevistas.

 

Informação de Interesse Público: notícias sobre Educação e Saúde produzidas e publicadas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Lourenço da Mata (PE)

Coordenadora: Profa. Ana Paula Costa de Lucena

Aluna Bolsista PIBIC-EM: Tamirys Dolores dos Anjos Souza Nascimento

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar os conteúdos das notícias (Educação e Saúde) produzidas e publicadas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Lourenço da Mata (PE), no site institucional, sob a ótica das principais premissas da Comunicação Pública. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa será de natureza qualitativa. Configura-se como exploratória, descritiva, bibliográfica, estudo de caso, culminando em uma pesquisa documental e de conteúdo. Os dados coletados serão analisados de acordo com as principais características da Comunicação Pública, a fim de conhecer quão próxima ou não a prática de comunicação da Prefeitura de São Lourenço da Mata (PE) está focada no interesse do cidadão. Espera-se que os resultados desta pesquisa motivem os gestores públicos municipais e profissionais de comunicação - que atuam no setor público - a idealizarem/desenvolverem os esforços de comunicação essencialmente focados no cidadão, seguindo as premissas da Comunicação Pública.

 

Análise da distribuição dos conteúdos de matemática nas provas do sistema seriado de avaliação e do exame nacional do ensino médio

Coordenador: Prof. Alexandre Luis de Souza Barros

Aluna Bolsista PIBIC-EM: Maria Fernanda Cândido Felix

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar quais conteúdos são explorados nas provas do Sistema Seriado de Avaliação e no Exame Nacional do Ensino Médio para as disciplinas de matemática, física, química e biologia.

 

Aproveitamento de resíduos agroindustriais para produção de bioplástico

Coordenadora: Profa. Dra. Luana Gomes Cordeiro de Araújo

Alunos Bolsistas PIBIC-EM: Ernandi Bezerra da Silva Filho e Luiz Felipe do Amaral Faustino

Resumo

A poluição causada por resíduos de plásticos comuns vem crescendo ao longo do tempo, devido a degradação em mais de 100 anos. Os plásticos biodegradáveis, produzidos por amido são uma alternativa aos plásticos à base de petróleo, devido à alta degradabilidade e por gerar produtos não tóxicos ao meio ambiente. Amidos de mandioca podem ser matérias-primas para a obtenção de filmes biodegradáveis, sendo que para a formação destes é necessária a elaboração de suspensões filmogênicas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é desenvolver bioplásticos utilizando resíduos agroindustriais obtidos das indústrias cervejeira e sucroalcooleira. Serão realizadas análises física e mecânicas e acompanhamento da biodegradabilidade dos mesmos. Espera-se com esse trabalho contribuir para o desenvolvimento de plásticos biodegradáveis e diminuição da poluição ambiental.

 

Produção e avaliação química de distintas compostagens agroecológicas

Coordenador: Prof. Douglas Moreira de Oliveira

Resumo

Ao longo dos anos e das novas gerações, grande quantidade resíduos orgânicos vem sendo produzidos, e geralmente são descartados como lixo comum. Na perspectiva de dar utilidade para o material orgânico produzido na zona urbana ou rural, e resgatando conhecimento dos nossos antepassados, a produção de compostagens vem ganhando destaque devido ao aproveitamento desse material na produção de um adubo de alta complexidade, rico em matéria orgânica e nutrientes, que pode ser utilizado de forma diversa. O objetivo deste trabalho é estabelecer informações técnicas acerca da produção de diferentes compostagens na Zona da Mata de Pernambuco. Serão utilizados materiais vegetais oriundos da região (CODAI, feira municipal, empresas que beneficiam produtos de origem vegetal na região de São Lourenço da Mata – PE e propriedades rurais próximas), que serão coletados e levados para o setor de produção vegetal do CODAI, dispostos em pilhas de acordo com a metodologia proposta, que após processo de decomposição, se transformarão em composto orgânico, podendo ser utilizado em áreas produtivas, produção de mudas, jardins etc.

 

Competências Profissionais Docentes para o Ensino Técnico em Agropecuária: Desafios do Ensino Híbrido no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas/CODAI

Coordenadores: Rita de Cassia B. de Melo e Prof. Benedito Luiz Correia

Alunos Bolsistas PIBIC-EM: Ângelo Gabriel Rufino da Silva e Carla de Lima Marinho

Resumo

A evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é parte integrante da vida pessoal e institucional. Nesse novo mundo, as mudanças estão fazendo as instituições de ensino e a educação tomarem novos rumos para acompanhar esse contínuo processo de transformação. A presença de inovações advindas do emprego da TIC no processo educacional requer dos professores a imersão em uma nova cultura de aprendizagem que precisa ser filtrada para terem significado e sentido, com a possibilidade de várias interpretações. A presente pesquisa tem como objetivo identificar as competências profissionais docentes necessárias para lecionar sob a ótica do Ensino Híbrido, onde coabitam experiências de ensino presencial e virtual, no Ensino Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Dom Agostinho IKAS/CODAI. Para tanto, será realizada pesquisa de natureza qualitativa, com coleta e análise dos dados entre os segmentos docente, discente e administrativo do curso. O conteúdo das entrevistas terá seus dados analisados com a ajuda do software ATLAS.ti. Espera-se contribuir na identificação das melhores práticas educativas que promovam o desenvolvimento profissional de professores e estudantes, pelo desenvolvimento e utilização de ferramentas digitais, a identificação do ponto de equilíbrio na utilização de práticas pedagógicas.

 

História, memória e trajetória: do Aprendizado Agrícola de Pacas ao Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE

Coordenador: Prof. Márcio Romerito da Silva Arcoverde

Colaboradora: Profa. Ana Paula Costa de Lucena

Aluna Bolsista PIBIC-EM: Emilly Vitória Bezerra Gonçalves

Resumo

Este projeto tem por objetivo fazer um levantamento documental através de periódicos disponíveis na hemeroteca digital da biblioteca nacional e analisar outros documentos que remontem à história e trajetória do CODAI. Criaremos um banco de dados e traçaremos uma narrativa histórica com base empírica sobre o colégio.