O que é o curso
O Curso de Alimentos capacita o profissional a atuar no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Auxilia no planejamento, coordenação e controle de atividades do setor. Realiza a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas. Controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados. Acompanha a manutenção de equipamentos. Participa do desenvolvimento de novos produtos e processos.
Duração
2 anos. Total de 1.230 horas.
Objetivo Geral
Promover a formação profissional na área de controle de qualidade e processamento de alimento de origem animal, vegetal, bebidas e panificação.
Quem pode cursar
Pessoas com Ensino Médio completo e/ou pessoal com interesse na área industrial do processamento e controle de qualidade de alimentos.
Perfil do egresso
• Atuar no planejamento, coordenação, orientação e controle de ações inerentes aos processos produtivos das Indústrias e Manipuladores de Alimentos.
• Trabalhar no processamento de Leite e derivados, Carne e derivados, Panificação e confeitaria, Frutas e hortaliças e Bebidas;
• Auxiliar na Implantação de programas de controle de qualidade e corrigir desvios nos processos manuais e automatizados (Programas BPF e APPCC);
• Realizar Análises de Laboratórios (Físico-químico e Sensorial);
• Gerenciar seu próprio negócio;
• Participar de pesquisas científicas, buscando constantemente o conhecimento e soluções tecnológicas para aumentar a produtividade com qualidade e desenvolvimento de novos produtos e processos.
Áreas que poderão atuar
O Técnico em Alimentos pode atuar em indústrias alimentícias diversas, laboratórios de avaliação da qualidade e empresas de comercialização de alimentos. Assim, tem como principal campo de atuação as instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que demandem profissionais com essa qualificação, tais como:
a) Indústrias de alimentos e bebidas;
b) Indústrias de produção e distribuição de matérias-primas e insumos para processos e
produtos;
c) Locais de comercialização de alimentos;
d) Entrepostos de armazenamento e beneficiamento;
e) Laboratórios, órgão de pesquisa, consultoria e inovação tecnológica;
f) Laboratórios de controle de qualidade de alimentos;
g) Órgãos de assistência técnica e extensão;
h) Unidades agroindustriais;
i) Unidades de elaboração e preparação de alimentos;
j) Como autônomos;
k) Outros órgãos ou empresas que mantenham atividades na área de alimentos.