O trabalho intitulado “Meninas nas Ciências: incentivo à carreira científica e empoderamento feminino” foi apresentado na Sessão “Experiência Pedagógica e Formação de Professores”, no I Simpósio Internacional Juventudes e Educação e é fruto do Projeto de Pesquisa Girlpower: Mulheres em STEM, coordenado pela docente Marcella Feitosa (CODAI), que conta com a colaboração da docente Glauce Guerra (UNIVASF). A motivação para sua escrita foi de divulgar, compartilhar e inspirar outros docentes a se engajarem em ações e programas institucionais que incentivam a carreira científica no Ensino Médio. O foco do trabalho foi especialmente para as meninas, pois por diferentes aspectos como ausência do apoio familiar, falta de incentivo da escola, ou ainda, de representatividade feminina na sociedade e na própria carreira pretendida, acabam não seguindo ou abandonando tais percursos.
No documento “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”, um informe da UNESCO, é possível encontrar um panorama mundial da falta de representação, os fatores que contribuem para a sub-representatividade e os exemplos de como melhorar o interesse, compromisso e o rendimento das meninas nesses campos. Atualmente, a presença entre pesquisadoras/docentes nas áreas relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (as chamadas de STEM’s, sigla em inglês), não é equânime quando comparada à masculina; a nível mundial as mulheres ocupam menos de 30% de tais espaços.
O trabalho apresentado relatou experiências e mostrou alguns dos resultados obtidos no âmbito do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI/UFRPE), que busca promover ações e mudanças concretas na perspectiva da educação/formação de mulheres cientistas junto com três alunas do Ensino Médio, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). Portanto, vêm motivando alunas do CODAI/UFRPE a seguirem na carreira em STEM. De acordo com a pesquisadora Marcella Feitosa, as pesquisas vêm incentivando uma cultura de reconhecimento de talentos para que as futuras cientistas possam se estabelecer e, ao mesmo tempo, transformar mentalidades que sejam sensíveis às questões de gênero.
Leia o artigo completo no link https://drive.google.com/file/d/11reMwTBCGzpKKMJ7FISWqFnJeRFXrb0R/view?usp=drivesdk
Sobre o evento
O I Simpósio Internacional Juventudes e Educação: Cenários educacionais em tempos de reformas é um evento internacional promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Narrativas e Experiência Docente no Ensino e Médio – NARRATIVIDADES e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Juventudes – NUJUVES, ambos vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF e ao Programa de Pós-graduação profissional em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO. O Simpósio foi realizado no período de 06 a 09 de outubro de 2020, de maneira on-line.
Sobre as autoras
Professora Marcella Feitosa é docente de Matemática do CODAI/UFRPE, com atuação no Ensino Médio e Técnico Integrado. Licenciada em Matemática pela UFRPE, mestra em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE e tem se dedicado a produzir, pesquisar e realizar divulgação científica na perspectiva de uma Matemática acessível, discutida e refletida e do Empoderamento Feminino através da Ciência. E-mail: marcella.fsantos@ufrpe.br
Professora Glauce Guerra é docente do curso de Bacharelado de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutora em Biometria e Estatística Aplicada, pela UFRPE. Mestre em Biometria e Estatística Aplicada, pela UFRPE. Graduada pela UFPE em Bacharel em Estatística. Atualmente pesquisa sobre a acesso e permanência das mulheres nas áreas de STEM. E-mail: glauce.guerra@univasf.edu.br
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