ufrpe.br CODAI mantém tradição em Olimpíada de Matemática | Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas
 

CODAI mantém tradição em Olimpíada de Matemática

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional. Inicialmente foi direcionado às escolas públicas, mas atualmente as escolas privadas também podem participar.

Este projeto é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Participam estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. A Olimpíada é realizada anualmente (exceto em 2020, devido à Pandemia).

A premiação é dividida em quatro categorias, são elas: menção honrosa e as medalhas de: ouro, prata, bronze. Os alunos do Ensino Médio do CODAI/UFRPE vêm participando desde 2006. Conheça os estudantes do CODAI, que foram premiados entre os anos de 2006 a 2018.

 

 

Todos esses alunos conquistaram menção honrosa na Olimpíada de Matemática. Porém, somente em 2018, o Colégio teve o seu primeiro medalhista o estudante Thiago Luiz Barbosa da Silva. No ano seguinte, 2019, o CODAI conquistou mais uma medalha, sendo esta do aluno Aquiles José Ferreira de Sousa.

As premiações são sempre entregues no ano seguinte. Devido à pandemia, houve atraso na entrega e somente no primeiro semestre, deste ano, a premiação foi encaminhada para o CODAI. Seguindo todos os protocolos de segurança, o professor de matemática Alexandre Barros fez a entrega da medalha e do certificado para o estudante Aquiles José Ferreira de Sousa. Confira a foto, abaixo.

 

 

No último dia 06 de novembro foi realizada a segunda fase da edição 2021, de forma presencial. O CODAI aguarda o resultado, com muita expectativa. Parabéns a todos os estudantes!